iFood aponta experiência do cliente como ponto chave da recorrência em restaurantes durante painel do Fogo Alto

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iFood aponta experiência do cliente como ponto chave da recorrência em restaurantes durante painel do Fogo Alto

iFood aponta experiência do cliente como ponto chave da recorrência em restaurantes durante painel do Fogo Alto

Você diria que é cliente fiel de um restaurante? De acordo com Cibele Oliveira, gerente comercial regional do iFood, explicou que, para a companhia, um super cliente é aquele que faz de três a quatro pedidos mensais no aplicativo. Já Carlos Keiichi, um dos idealizadores do Fogo Alto, programa de aceleração para startups do food service, explica que para restaurantes e bares, o consumidor vira fiel após a sexta ou sétima compra. Por isso, a recorrência de clientes é tão importante neste setor, e este foi o tema de um dos talks promovidos pela aceleradora durante o último dia de ANUGA Select Brazil 2025.

“Se eu não tive uma boa experiência, é muito difícil que eu retorne neste estabelecimento. O custo de reaquisição do cliente é muito alto”, explica Cibele.

Segundo a executiva, o iFood investe muito em capacitação e conhecimento, porque acredita que a educação é o pontapé inicial para trabalhar a melhoria da experiência do cliente em estabelecimentos e no delivery. 

Cibele explica que a concorrência aumentou com a facilidade de fazer o pedido na palma da mão. “Quando olhamos para a experiência do cliente, para conhecê-lo um pouco mais, é preciso investir mais na capacitação dos restaurantes que estão começando agora, principalmente com ferramentas de conhecimento de cliente, entendimento de base, público, e de concorrência como um todo.”

Ouvir o cliente ajuda a criar uma experiência que leva à recorrência nos pedidos

No painel, junto com o fundador da startup Repediu, Fernando Nogarini, os executivos refletiram sobre a importância da experiência do cliente, seja na qualidade do atendimento, 

Agilidade na entrega dentro e fora do restaurante, personalização da experiência e o preço dos produtos, na recorrência da compra. 

“Buscamos trazer essas provocações, porque entendemos que elas ajudam na longevidade. E, obviamente, tudo isso está conectado com a experiência, afinal, quanto maior a concorrência, mais relevante é trazer uma experiência importante para nosso cliente”, conta Oliveira

Segundo Fernando Nogarini, o primeiro passo no início de uma operação deve ser ouvir atentamente o consumidor, pois é a partir dessa escuta que se tornam visíveis os principais erros e oportunidades de melhoria. Ele destaca que, com base nesse diagnóstico inicial, é possível aplicar um playbook já consolidado por profissionais experientes do mercado, especialmente nas áreas de educação e experiência do consumidor.

Nogarini explica que, após identificar as falhas internas, o caminho é atuar ponto a ponto — começando pelo produto, depois a embalagem e, por fim, a entrega, que muitas vezes compromete toda a experiência. Para ele, garantir uma primeira boa impressão é essencial para fidelizar o consumidor e construir uma régua de relacionamento que envolva ações como incentivo à recompra e programas de fidelidade.


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O post iFood aponta experiência do cliente como ponto chave da recorrência em restaurantes durante painel do Fogo Alto aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz

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